sábado, 1 de dezembro de 2007

Adolescência

“(…) são as mudanças do período que começa com as transformações biológicas e anátomo-fisiológicas universais (com vivências culturalmente diversas e individualmente específicas), as mudanças que se operam no pensamento, na construção da identidade e na construção de um sistema ético de valores, as quais (…) norteiam o desenvolvimento progressivo para a entrada num curso ou a escolha de uma profissão e/ou na escolha de uma opção afectiva (…). Estas mudanças internas possibilitadas pelo contexto experiencial e macrossocial concorrem para que esta fase do desenvolvimento seja claramente identificada.” (Medeiros, 2000, 24)
“A adolescência é dominada pela noção de mudança (…) o organismo sofre modificações de base que vão afastar sucessivamente todos os aspectos da vida biológica, mental e social: o corpo transforma-se (…) com a puberdade, o pensamento também modifica o seu modo de abordar o real (…).” (Claes, 1985,8).
De facto, se quisermos entender este período, temos de ter em atenção algumas dimensões importantes e temos, acima de tudo, de entender a adolescência como período de construção, de mudanças, de transição, de crise. Com esta pequena introdução parece, à primeira vista, que estamos longe do objectivo ao qual nos propusemos. Na realidade, achamos pertinente e até fundamental ter uma noção, ainda que um pouco vaga, da definição da adolescência para nos podermos situar numa posição mais consciente face aos problemas que esta fase pode enfrentar. Neste caso, abordaremos, mais especificamente a obesidade na adolescência.

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