sábado, 1 de dezembro de 2007

Estratégias de tratamento da terapia cognitivo comportamental:

Autocontrolo – O autocontrolo baseia-se na capacidade que o doente tem de controlar o seu comportamento durante as diversas fases terapêuticas do tratamento da obesidade e pode estar presente em várias fases:
a) Anotação da evolução do peso corporal.
b) Monitorização qualitativa da fome antes e depois das refeições.
c) Tomada de consciência do estado emocional antes e depois da toma do alimento.
d) Registar o exercício físico realizado bem como dos alimentos ingeridos e tendo em conta principalmente as gorduras e os hidratos de carbono (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003).

Controlo de estímulos – O controlo dos estímulos passa, por um lado, por identificar as circunstâncias ambientais que precipitam os desvios alimentares ou a inactividade física e, por outro lado, fazer uso de uma série de estratégias que atenuem esses mecanismos. As refeições marcam um momento importante em que o comportamento do obeso pode ser decisivo no seu tratamento, por isso, para atenuar os mecanismos que precipitam desvios como a compulsão ou episódios de fome o doente obeso deverá fazer apenas três refeições diárias que deverão acontecer no mesmo lugar e a mesma hora. Os pratos devem ser pequenos e as refeições precisam de ser servidas em pequenas quantidades pouco calóricas que não devem ser repetidas (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003).

Reestruturação cognitiva – A reestruturação cognitiva pretende mudar a forma como o paciente se vê sobretudo ao nível da imagem corporal. É necessário perceber a motivação do doente para que se adapte o tratamento e se explique o tempo médio necessário para este atingir o peso pretendido. A reestruturação cognitiva pretende, numa primeira fase, fazer o doente perceber as metas que pretende alcançar e, como objectivo máximo, uma melhor qualidade de vida física e emocional (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003).

Lidar com o stress – O stress é um factor de risco nos obesos pois pode em muitos casos precipitar a quebra e até mesmo a destruição de todo o processo terapêutico e a recuperação do peso. Para que todo o trabalho feito não fique perdido é necessário evitar o stress e, aqui, o exercício físico assume uma posição preponderante. Para atenuar o stress o terapeuta pode ensinar técnicas de respiração e de relaxamento muscular que serão aqui uma variável importante, podendo evitar a perda de controlo do paciente (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003).

Utilização de contratos – A utilização de contratos no tratamento de obesos pode ser um grande auxiliar para a obtenção de objectivos e para a não desistência da terapia, pois representa para o doente um compromisso assumido e permite que tenha o seu comportamento reforçado positivamente à medida que se aproxima do peso ideal (Matos, 1990).

Treino da recaída – Muitas vezes os doentes obesos não têm a capacidade de resistir a situações de alto risco (p.ex uma fatia de um bolo num casamento) e acaba por suceder uma recaída, pois antecipam o prazer imediato e ainda não possuem estratégias de coping para evitar o estímulo, acabando por sentirem que fracassaram e que não possuem autocontrolo. Para lidar com este tipo de situações, identificam-se os maiores perigos de recaída para o doente obeso e treinam-se as aptidões necessárias para lidar com elas e com possíveis fracassos, pois, assim, quando passarem por estas ocasiões, não sintam que não são capazes (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003).

O treino auto-afirmativo -É um treino que tem por objectivo ensinar o obeso a recusar auto-afirmativamente certo tipo de alimentos oferecidos por outros do meio social (Matos, 1990).

O apoio social – A família e os amigos mais próximos desempenham um papel importantíssimo no tratamento do doente obeso e deverão mesmo ter educação nutricional para perceberem qual o papel a desempenhar ao longo de todo o tratamento (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003 .

Educação Nutricional – É importante que o doente conheça as regras alimentares, bem como os benefícios de uma alimentação saudável. Para que, desta forma, tenha capacidade e se sinta motivado para ter uma alimentação saudável (Matos, 1990).
Informação acerca do exercício físico – O paciente deverá conhecer as vantagens do exercício físico, tanto para o seu objectivo da redução do peso bem, como os benefícios que dizem respeito a redução do stress (Rodríguez, Gómez, Martínez e Pérez, 2003).

Nenhum comentário: